Por Ale Sbano

''Então, se valer a pena eu quero voar
Ah, mas se voar depende de mim, por que não consigo tirar meus pés do chão?
É que o meu passado pesa demais
E as dores dele também, e não me deixam ir além
Mas quem sabe um dia...''

Por Ale Sbano

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Voltando no tempo...


   Vou começar dizendo que minha praia é escrever com caneta e papel,com rabiscos e desenhos altistas no canto da folha..
   Fiz uma poesia narrando como foi o dia de ontem,já que quando a inspiração é muita nada sai em prosa das minhas mãos,vai saindo um verso atrás do outro,e as rimas vem sem que eu deseje.
Mas ao passar para o Word,vi que o texto reescrito estava muito melhor,e rasguei o rascunho.Coloquei no LI-XO!!
   Qual não foi a minha surpresa ao ligar o pc agora e ver que ele não tinha sido salvo???
Pois bem,catei o papel rasgado no lixo,e fiz um quebra cabeça já que eu não poderia perder aquela exposição tão clara do que eu sentia.(O que uma blogueira/pseudoescritora não faz!)
   Passei a limpo,e vou colocar aqui o que passei ontem.
Para que entendam melhor o poema,vou explicar que fazia biologia numa faculdade,a UEZO,mas como fui ''recrutada'' para o segundo semestre da UNIRIO sai antes do fim do semestre,tendo cursado apenas três meses de UEZO(mas pareceu muito mais).
   Sai de lá pois o curso na UNIRIO tem um enfoque na minha área preferêncial,que é a zoologia,ao contrário da UEZO,onde é a bioquímica.
   Foi dificil,até por que minha irmã gêmea ficou por lá e ficamos juntas a vida toda,mas a ''separação'' serviu para meu amadurecimento e independência.
   Sou muitoo feliz e sou apaixonada pela faculdade onde estudo,mas como um amigo me disse ''A primeira faculdade agente nunca esquece''!
   E faço visitas sempre que dá,adoro aquele lugar..fui lá ontem,e vi pessoas que queria (outras nem tanto assim).
Ai vai a poesia salva..=D

Saudades de lá

Mudar é ir de encontro ao desconhecido
Se reencontrar
Fiz isso,em pouco tempo,naquele lugar
Benjamin do Monte  seu nome,nem no mapa pensei achar
Amadurecimento doeu,me custou
Lição de tudo sei tirar
Tempo cura tudo

Saudade veio me visitar
E reviver a essência que somente lá eu poderia achar
Onde o sol é mais quente
E o trem é uma  festa continua, entorpecente
O pátio com meninas e saias endiabradas
E uma praça no fim da tarde
Com direito a cantoria,bar,e mesinhas na calçada

Visita feita
Abraços amigos,sorrisos conhecidos
Paredes sussurram para mim
Nostálgica,penso no que passou e o tempo levou correndo
E eu nem vi onde foi parar
Sentia uma enorme falta  de lá

Era o mesmo lugar,as mesmas pessoas
Mas não era como antes
Como uma boba
Em cada lugar via com clareza
As coisas que fiz,e as que não pude fazer
As que quis,mas aprendi a esquecer
Coisas que disse,e também as que relutei em  dizer
Eu pertenço aquele lugar
Sem de fato pertencer

Tem algo que não muda,não passa
O nervoso que sinto quando o vejo
De longe observei quem nem em sonhos me faz bem encontrar
Mas a curiosidade de poder ver foi maior, e não evitei

Não conseguia focar e diretamente olhar
Em algum momento percebeu que eu estava ali
Não parecia o mesmo
E de fato não era
Nem por dentro,nem por fora
Quem eu conhecia nem está mais ali


Tremendo,com raiva de mim
Por quase chorar
Me arrependo de ter nos dado uma chance
Sem a chance ainda estaria por perto
Para sempre meu amigo
Na nossa roda,brincadeira,cantoria

O novo ‘’ele’’ nem deve se importar
Nem deve lembrar,ou achar que um dia me fez mal
Pensei em ir falar
Mas em suas palavras vazias e com floreios de rebelde sem causa
Eu não mais acreditaria
Pensaria sarcasticamente  ‘’OH!Ele sabe atuar!’’
Doeria mais
Tenho pena ao invés de raiva
Desprezo cresce
E a história vai esmorecendo
Novas pessoas surgem em meu caminho
Um mundo novo, longe dele e de lá, vou conhecendo


Sei que marcou mas não desejo lembrar
É a última vez que desejo sobre isso escrever
Lembro de como aconteceu

Conhecer,Me identificar
Simpatizar e com ele adorar  conversar
Me encantar com seu discurso rebelde,despojado
Brincar,sorrir
Ir embora,sentir falta da boa e nova amizade
Visitar,rever, me aproximar
Desabafar,e em seu ombro chorar
Ficar surpresa com a mudança do jogo
Dizer não,por muito tempo relutar
Pensar em sim
Aceitar
Num dia,sem medo agir
Em sua mão fria de leve tocar
E na estação de trem escura e velha,um beijo trocar
Abraçar,Ficar feliz,Confiar
Em pouco ver tudo ruir,Ser traída

Chorar,Sofrer
E sequer acreditar no que acontecia
Alguém que diz ser seu amigo,e que jamais iria te magoar
Doeu de uma forma que jamais pude imaginar
Me fez aprender a não confiar

E tem meses que nele minha mente não ia pensar
Gostei de ver,e poder firmar
Selar de vez a história que só existia na minha mente
Angustia se foi
E posso de verdade dizer que parei de sofrer
Vida segue em caminhos nem sempre retos
Não sei o que me aguarda
Mas com coragem e novos pensamentos
Sei que uma nova história já está a ser escrita

Obrigado a quem teve a paciência de ler tudo!

29 comentários:

Unknown disse...

Cunhadinhaaa vc escreve bem pacas...
Seu blog está show! Parabéns.
Com relação ao texto, foi muito bem escrito. Vc soube mostra em pocas palavras o seu verdadeiro sentimento sobre a ida a facu. Eu que estive presente, sei que essas palavras são verdadeiras e sinceras. Percebi em certa parte sua tristeza ao escrever, mas deixa pra la isso!! Bola pra frente, eu sei que vc nao liga "tanto".
Ve se não some da UEZO em, sua presença é muito bem vinda. Vc alegra nossas tardes.
Mais uma vez parabéns.
João Victor ( soneca )rsrsrs.

Danielle disse...

Oi, Ale!
Tudo bom?
Tô escrevendo porque como sei que vc costumava acompanhar o meu blog, acho que "devo" uma satisfação. O blog morreu. Eu não apaguei o blog porque queria guardar os textos e os comentários pra ler quando desse saudade, mas fechei o acesso para todo mundo (só tá aberto pra mim mesma). Isso aconteceu porque tive uns probleminhas com uma pessoa que andava me "stalkeando". E como não dava pra banir a pessoa, parei com tudo.
Agradeço de coração todas as suas visitas e comentários. Saiba que sempre venho aqui mas não sou muito de comentar, apesar de gostar muito do seu cantinho.
Um beijo e até breve. Pode deixar que vou continuar te visitando.

Lays. disse...

Imagino como deve ser... gostei muito do poema, ficou lindo mesmo.

Dani Ferreira disse...

aah passou algumas coisas pela minha cabeça *-*
aai é ruim quando certas coisas mudam, não são como antes.
algumas mudanças são boas, outras não. Mas faz parte né?"
O poema tá lindo, imaginei a história inteira ASHUIHAISHUS' :D

Mariah disse...

ahh que poema lindo! queria saber fazer poesia :)

Anônimo disse...

Ah que lindo, mas imagino como é mudar assim de facul! =/
beijos

Bill Falcão disse...

E quem disse que no lixo só tem o que não presta, né? Você salvou um tesouro de lá!

Ah, e fez muito bem em fugir do Carnaval! (Falo de um post mais abaixo)
Bjoooooo!!!!!!!

Unknown disse...

"Era o mesmo lugar,as mesmas pessoas
Mas não era como antes"

Claro que um NOVO CAPÍTULO está sendo escrito. Ao compartilhar o poema com a gente, você escreveu um pouco desse capítulo. O que o tempo não faz, né? O que as decisões não fazem? Já parou pra pensar que, a primeira a mudar, foi realmente você? Se sua decisão de mudar de faculdade foi o estopim para tudo já não ser como foi? ALOK, né? HAUAHUAH

Leonardo Durso disse...

Lindo poema!
sempre é bom re-encontrar amigos mas ao mesmo tempo que é bom, tb bate uma grande saudade dos 'velhos tempos'.

Beijos

Carina disse...

Nada como bater aquele balde de inspiração, ficou muito bom! =DD
Ah eu tbm adoro visitar escolas é uma saudade tão gostosa...

beijos!

Luan Fernando disse...

Acho que ficarei assim, quando acabar o ano escolar, e não precisar voltar mais para a escola, pelo menos para estudar.
Beijos
Juliane

Girl iB disse...

deve ser dificil mesmo :S

Ale fico muito feliz de você ter gostado do meu blog, infelizmente minha vida nao está fácil ultimamente e eu tive que abandonar o blog POR ENQUANTO. ainda nao tenho certeza mas acho que voltarei em breve e quando voltar eu conto o motivo da minha 'despedida' :{ beijos, eu já estou com saudade! ;*

Luiza disse...

Oi Ale!Sua poesia ficou super bonita !!!:)
E concordo c/ vc realmente é horrível quando se salva algo no computador e depois nós descobrimos que não está lá.

Bjs.

@vitinhobinho disse...

Tive além da paciência o prazer ao ler a ultima palavra. =D

Kamilla Barcelos disse...

Há muito tempo eu preferia escrever tudo a lapiseira e depois passava para o pc. Mas aí morria de preguiça de fazer isso e comecei a escrever direto para o pc. Arrenpendi, pq eu adorava ter tudo registrado, com a minha letra. Hoje estou transcrevendo tudo em um caderno! haha

Gostei da poesia! Ainda bem que vc consegui resgatá-la.

Tahiana Andrade disse...

Olá!
Vi um comentário seu no blog 'Momento Lala', que sou seguidora e, então resolvi vir te visitar. Resultado: Amei seu blog e voltarei mais vezes!

Gostei do que você escreve! Me identifiquei.
Amei a poesia e o seu relato sobre a sua primeira faculdade!

Vi que ganhou o selo 'Beautiful blog'... eu também!


Voltarei outras vezes!
SUCESSOS...

Tahiana Andrade disse...

Ah... estou te seguindo!

Clara Soares disse...

Caramba, muito lindo, muito mesmo a poesia que você fez,quando escrever um livro me fala que com certeza vou comprar, você tem talento ! eu também gosoto de escrever,mas nunca nada faz sentido,não consigo por as frases em ordem :/ ,mas um dia vou (yn). você está sendo uma inspiração para mim , beijos !

@juusep disse...

aa que liindo *-*
boa semana. beijinhos. :*

Thayne Freitas disse...

você realmente colocou de uam forma clara oqê você estava sentindo,ou estar ou estve não seiii...

Juliana Skwara disse...

- Dona Alê a cada dia se tornando uma senhora escritora. Tenho muito orgulho de vc, a cada dia vai se tornando melhor. Seja em biologia ou nas letras. Alêeee, vc é tããão talentosa. Ficou lindo e até me emocionei. Seu jeitinho de escrever, ao mesmo tempo tão simples é honesto e amoroso. Amo tantoooo;. Em relação aos nerds, eu confesso que vivio em uma trmenda contradição. A vida é msmo hilária. Os nerds sempre considerei pessoas inteligentes mas quando me encanto,a í já eraa....
desculpa a demora p kmt, mas as x eu leio seu blog e nem comento por falta de tempo
saudades imensasss
beijooooo

T. disse...

O que uma blogueira não faz -.-
ahuhauahque
ficou mto boa, vc escreve realmente bem :)
boa sorte nessas novas coisas que vc vai viver aí....
e adorei o layout do blog.
bjooss

Pricila Barabach disse...

Ahh que belo texto e que enorme também hein! hehehe..
Agora tá salvo o texto no word?? Isso já aconteceu comigo e pior, as vezes eram textos enormes de trabalho do colégio ou algo do gênero, dá muita raiva hein..
Irmã gêmea, que legal!!
Ahh.. tu já sentiu nessa mudança de faculdade, imagina eu que mudei de cidade pra fazer faculdade, não conheço ninguéééém aqui!
Medo!
ahahaha
hoje é meu primeiro dia de aula *-* torça por mim!!
Beijos
http://somemaze.blogspot.com

Anônimo disse...

Ah que texto lindo *--*
e é assim mesmo menina!
beijos

Isabella disse...

deixei um selinho para você : ><'
http://girlib.blogspot.com/

Anônimo disse...

Own que lindo *-*; Minha praia é a mesma que a sua, hahaha :B Não há momento melhor do que quando a inspiração aparece.

bgs ;*

Rafael Sperling disse...

Caraca, odeio quando eu escrevo algo e não salva! Semana passada tive que reescrever um texto inteiro por causa disso... acho que ficou quase igual , mas não igual ao original...
bjs

Eri disse...

ainda tô acabando minha primeira facul, mas qndo acontecer vou sentir falta tbm. Bela poesia! :D

Juliana Skwara disse...

Minha Alê...sabe que eu tbm te considero uma das minhas escritoras preferidas...MAIS UMA VEZ
tenho orgulho de ser sua amiga
escrever para mim é terapia, e quando estou triste desabafar é bom
outras pessoas já fizeram isso
quando ngn mais nos entende, pelo menos a escrita serve para isso
Bjooooo