Por Ale Sbano

''Então, se valer a pena eu quero voar
Ah, mas se voar depende de mim, por que não consigo tirar meus pés do chão?
É que o meu passado pesa demais
E as dores dele também, e não me deixam ir além
Mas quem sabe um dia...''

Por Ale Sbano

quarta-feira, 10 de março de 2010

Uma breve crítica a ''Cocotas'',''playsons'' e ''Strondar''.

A juventude tem me assustado tanto.Não que eu seja uma velha,mas falo dos adolescentes de hoje,que parecem ter perdido todo o estimulo pela cultura de bom valor,e coisas que realmente podem ser consideradas ‘’entreternimento’’.
Essa nova onda de ‘’strondar’’,’’playsons’’ , ‘’cocotas’’ e outros nomes que não conheço entre meninas e meninos entre 13 e 17 anos mais ou menos (tem exceções lógicamente)simplesmente me assusta.
O que seria strondar?O que leva uma pessoa a fazer símbolos sem sentido,ouvir músicas sem conteúdo,e ir a orkontros em shoppings para beijar um número absurdo de bocas que você não conhece e que provavelmente já passaram por outras tantas bocas?Não vou dizer que na minha época de escola as pessoas não iam a matinês,e ficavam com mais de um pessoa (eu nunca consegui fazer isso,fui umas vezes na matinê,mas não consigo beijar estranhos ! Será que eu que sou maluca??),mas o que me assombra mais é a idade delas,e como querem sair por ai se agarrando sendo tão jovens.
Não estou julgando,só queria entender o por que desse ‘’amadurecimento’’ negativo.Tudodeve ter sua hora...o pior de tudo é que isso é quase uma filosofia de vida,que crianças (sim,crianças em minha opnião) adotam antes que suas mentes estejam com o entendimento necessário para entender o quão ridículo esse ‘’estilo de vida’’ pode ser.
Eu estava no banheiro do shopping e vi um grupo o de meninas baixinhas,aparentando uns 11 anos,com tocas coloridas,franja loira caindo na cara,e tirando fotos com caretas e poses bem estranhas.Achei engraçado demais,mas quando ouvi um papo de números,juro que ouvi uma delas dizer que naquele dia já tinha ‘’strondado pacas’’ e havia ‘’pego’’ 5 naquele dia,e parecia estar contente com isso!
Tenho amigas que beijam muitooo ,vão a micaretas e nunca as julguei,mas elas começaram a fazer isso com certa idade e não antes se sequer terem seios!!!
Caramba,eu com 13 anos não sabia nem o que era beijo na boca.Eu colecionava figurinhas,gostava de ficar lendo meus livros sobre coisas que não existem,ou fazer festinhas americanas com minhas amigas,festas essas onde poucos meninos entravam,por que todas nós achávamos que a maioria não possuía cérebro,salvo raras exceções.
Era um tempo gostoso,eu não tinha vergonha de jogar queimado,sair correndo numa brincadeira de pique,fazer brincadeiras considerados pela gente como ‘’sinistras’’,como o jogo da moeda,fazia cadernos de perguntas onde todos respondiam coisas as vezes bem mais interessantes que as do formspring.
Acho que tudo tem sua hora,eu tenho quase 20 anos,e sei que tem meninas de 14 com muito mais experiência que eu,e se acham importantes por isso.
Essa geração é perdida em minha opnião,a magia acabou,e a inocência não existes quase.
Eu espero realmente estar errada,por que vendo a situação em que estamos,a minha vontade de ter filhos algum dia vai reduzindo a medida que vejo esse tipo de coisa acontecer!
Sei que isso que digo não é algo geral,e existem jovens inteligentes, de opnião que não fazem tudo igual aos outros só para estar ‘’na modinha’’(jovens blogueiros inteligentes de plantão digam:Euuuu).

P.S. Se você faz esse tipo de coisa,não se sinta ofendido,é apenas a minha opnião e creio que vou sempre pensar assim!

25 comentários:

Juliana Skwara disse...

- Então somos duas...no meu tempo aos 13 era tão diferente, os jovens perderam o sentido. Acredito eu, de liberdade e viver. As etapas são puladas e eles se quer , aproveitam
é pois é, acho que sou velha e com rugas
hahauahaua
muito bom o post, beijooooo

Luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza disse...

Removi o outro comentário pois tinha esquecido de colocar mais coisa. Amei !!!! o seu texto !!!Concordo totalmente ! E aos 13 anos eu também ainda me divertia muito com coisas simples... tipo naquela época eu respondia esses cadernos de perguntas que você falou... fazia tipo uma festa do pijama em casa c/ minhas amigas. E era muito divertido !!!
Seu blog está ótimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjs

Mylena M. disse...

E não é que é? Parece que essa "juventude de hoje" ta definhando mais a cada dia... se perguntarem quem saiu do big brother, todo mundo sabe, mas se perguntarem um nome sequer de um clássico literário, é capaz de falar 'crepúsculo'... se perguntarem o que aconteceu com Arruda depois de todo o escândalo, vai ser quase insignificante o número de pessoas que sabe que ele foi preso e tudo mais...
uma coisa que "surgiu agora" que simplesmente me deu nojo... nojo de verdade...
são essas tais pulserinhas do sexo... oh, nada contra a pulseira, se você acha bonitinho, legal, use... mas daí a isso passar a uma "brincadeira sexual", por favor, isso, pra mim, é desculpa de quem não tem o mínimo de vergonha na cara e quer sair por aí tendo "aventuras" com desconhecidos...
bom, é essa minha opinião!

Estou te seguindo...
:*

Tahiana Andrade disse...

Concordo totalmente com você. Quando beijei pela primeira vez eu já tinha menstruado e estava apaixonada... minha vida tinha ujm contexto.
Acho que a internet, em partes, é responsável por esse amadurecimento negativo e precoce... os poucos blogueiros jovens e inteligentes(nós, rs) somos responsáveis por ainda tentar levar algumas poucas cabecinhas ao amadurecimento positivo e útil para a sociedade!

Belo post.

Beijos

Mylena M. disse...

Respondendo sua resposta (iuaoiausa): Eu não vejo problema algum em pessoas lerem best sellers, também já li crepúsculo, apesar de não ter gostado... mas leio Dan Brown, quer best seller mais popular? (tem, mas esse também é, vai! IUSIAOUSIOAU)... já li 'marley e eu'... essas coisas todas.
mas também ADORO machado de assis, clarice lispector, cecilia meireles, agatha christie, stephen king (que dentro dos livros de terror é clássico), etc...
acho que não há problema algum ler best seller, mesmo que um ou outro ache ruim, gosto é gosto, e pra quê discutir né!?
mas por exemplo, tenho 16 anos, e desde os 13 eu já lia machado de assis,camões... lógico que tive que reler os livros que li com essa idade porque ainda não era madura o suficiente, literariamente falando, pra compreender tudo aquilo... mas mesmo... acho que a coisa da leitura a gente é que desenvolve sabe?! e eu acho que o mínimo que todo adolescente 'estudante' devia saber era discernir o que é ridículo e o que não, o que é clássico e o que não, e principalmente, o que a gente tem de filtrar, e o que não... :)

Também aaadorei seu blog :)

meus instantes e momentos disse...

parabens pelo texto, parabens pelo modo franco e sensato de escrever.
Gostei daqui,
Maurizio

Unknown disse...

"Essa geração é perdida em minha opinião,a magia acabou,e a inocência não existe quase."

Preciso falar alguma coisa? Eu só vejo putaria, falei. os pais, que foram adolescentes SUJOS, se tornaram PAIS SUJOS. Seus filhos vão sair limpos? Creio que não.

Erick Macau disse...

isso me faz lembrar o q li numa comu do orkut: "O q vou lembrar da minha década? Emos, patys, forfun??? Naõ!!!!"
hauhauahuahaa

abraços libertários ao som de geração coca-cola do legião urbana

Leonardo Durso disse...

Cara falar disso me faz parecer tãao velho .. xD
mas vamos lá ..

é eu me assusto com isso tb, meu irmao apareceu esses dias com essa pulserinhas, mas nao sei se ele sabe o verdadeiro valor disso, entao nem comentei com ele sobre isso.
Ah, e eu leio best seller tb (só o Dan Brown kkk).
Eu acho que essa pessoas ainda gostam de ser crianças, mas tem cada vez mais vergonha de assumir isso, por isso elas tomam essa postura de 'adulto', não sei os pais tem toda essa culpa que estão botanto, porque se a pessoa nao faz por bem, faz por mal, acho que na cabeça dos pais passa 'prefiro saber o que ele ta fazendo do que fazerem nas minhas costas'.
Só espero que isso tudo passe um dia, e pra falar a verdade eu creio que sim, eu na minha adolecencia era totalmente diferente do que sou hoje.. claro que ainda zouo com a galera, mas coisas que fazia q muita gente julgava como errado e antes nao via, hoje consigo ver isso .. acho que as pessoas sempre evoluem
=)

Beijaao
saudades

aah
deixei uma recomendação pro seu blog la no meu
espero que nao se importe
beijo

Alessandro "ARC" disse...

São pessoas que não se valorizan...
Não serão respeitadas no futuro!!!
Infelizmente os que fazem parte são os que julgam depois!!!

Bela postagemm

Design Gráfico By (Soares) disse...

hj a aonda de ficar esta muito longe nao e nem mais bj na boca.... "as pessoas nem sei se ainda sabem oque e valor"... cada dia que passa isso piora... tem amigos meus q falaum q quando o filho nascer vai ter q pegar mulher p caramba.. a meu filho vai ser pegador q graça isso tem???.... qual a instrução q essa pessoa vai ter qd crescer a tendencia e essa fazer oq...

bjao xD

Por Mariani Lindorfer disse...

Concordo contigo.
Tenho muitas amigas e amigos que aderiram a esse estilo, acho que eu fui a única que fiquei de fora,rs

Kamilla Barcelos disse...

Eu concordo com a passagem do seu texto que vc fala que banalizou as relações amorosas de alguns jovens. Mas eu não consigo olhar com um lado tão negativo a nossa juventude. Porque acredito que todas as juventudes que existiram, as pessoas mais velhas sempre achavam que elas estavam fazendo coisas que não eram da idade delas. E tb eu acho que todas as juventudes tb eram marcadas por culturas fúteis. Não adianta falarem que as músicas de antigamente são melhores, porque não dar para desviturar que os jovens amavam a Jovem Guarda e outros tipos que eu diria bem brega.
Mas, admito que me sinto um alien perto de alguns jovens, dizem que as gerações hoje se modificam bem mais rapidamente.

T. disse...

eu era uma guria feliz.
hoje em dia...eu fui entrar apertada num banheiro da minha escola, e encontrei uma menininha, 5 série eu acho, e exclamei na maior inocencia :"ouxi, tem uma criança no banheiro". As amiguinhas pekeninas dela me fuzilaram com o olhar (carregadíssimo de make-up diga-se de passagem).
...
vamos ver no que vai dar o rumo das coisas
...
abraçoooooooooooooooooooo

Clara Soares disse...

bom, eu tenho 15 anos, mas ainda brinco de queimado pique e essas coisas e acho super legal, vê se essas meninas "strondas" tem blog e mesmo se tivessem imaginem os blosg delas , confesso que no começo disso tudo eu ia ao norte shopp nesses encontros, mas percebi que é tão, mais tão ridiculo que nem no norte tenho mais vontade de ir D: , essas pessoas são tão futeis , enfim amei o post . beijos

T. disse...

viajei pra petrolina :D
terra natal...
e nao entendo nada desses titulos esquisitos e modernosos

Agatha Alves disse...

Nossa vc disxse tudo o que eu penso. \Sempre descuto com aminha amiga sobre isso, como pode, meninas de 13 14 anos ja tendo relações sexuais, se ocmportando como se tivesse 18 19 anos e se achando as maduras. Aqui onde moro a magia das crianças sumiram, não vejo elas brincando na rua e sim todas arrumadas e maquiadas na calçada dando mole pra uns pé rapados, meninos idiotas que nem sabe o que quer da vida.
é triste, eu acho muito triste, como vc disse a inocencia nem tem quase. Eu com 13 14 anos ainda brincava de tudo o q vc falou ai, e n tinha vergonha,
E como vc disse a cada momento minha vontade de ter filhos diminui tbm pq vai saber daqui uns anos o q será, se já estamos aesse nivel?.. eu morro de medo disso, tenho medo mesmo.
Eu não gosto de matinê, n sou chegada a todo fds ir pra balada, na verdade fui uma vez, masi vou pra curtir a musica, etbm odeio bjar estranhos de monte assim, tenho 17 anos e sou chata pacas com isso e essas girias estranhas tbm n entendo, tem outro q eh zica, ahn? pra mim isso eh se usa quando ta azarado e n quando apessoa eh bonita, enfim rs. Eu gosto de cinema, biblioteca, filmjes cultos, musicas boas, e sie q muitas meninas da minha idade gostam de funk, balada, alcool e beijar e trnasar atéeee. Mais me orgulho de ser assim, e tenho medo, como disse, desse tipo de coisa.

Adorei esse post de verdade
e gostei muito do seu blog
Beijos

Gabi disse...

Eu fico TÃO feliz por estar entre essa faixa etária em que prevalecem essas dominações e não me enquadrar nelas, você nem imagina. Os jovens já não são jovens como antigamente.

Lays. disse...

Pra mim, a infancia esta sendo perdida, com 11 anos eu era uma crianca e brincava de boneca, hoje em dia mennas de onze anos saem pra pegar geral.
Isso me entristece, pois é uma coisa muito preciosa que esta sendo jogada fora atoa...
Belo texto, concordo com vc

Juliana Skwara disse...

- Saudades de vc, muita e muita

Anônimo disse...

Q euri. franjas nada demais, na minha opinião, já que eu tenho, or. mas enfim, essa coisa, de strondar, xxt, isso me dá uma grande alergia.

Unknown disse...

haa seis são tudo eh mal informado, vooc's num sabem o qe eh bom meninas como nos jah são bem crescidinhas a saberem o qee eh bm ou num nos fazemos por vontade propria...
Eu sou uma cocotaa com muito orgulho não tenho vergonha de falar isso pkee cada um tem sua opinião a minha eeh essa vooc's são eeh tudo lokooo
se ligaa vooc's tão no sec 21 ...

Anônimo disse...

Concordo francamente com a meniina de cima , tenho 14 anoos sou cocota mesmo e nasci pra strondar , quer saber mesmo vcs são uma cambada de Barro querendo aparecer , Cada um faz o q quer e entende sabe , Nos crianças como vocs ai mesmo disserão sabemos mais coiisas que vocs velhos de 20 anos na cara .... é o q eu acho ...

Cocota Kauana disse...

To concordando com as minas cocotas...
Ta ligado a melhor coisa é ser uma cocota playsson e eu tenho orgulho de ser e pra qm ainda tem coragem de fl do nosso cabelo eu mando um recado...
Pq vcs nao param pra pensa se tem tanta mina com o cabelo do estilo do nosso e fzndo oq noix fz é pq isso é divertido...
Axo q vcs tao precisando de um dicionario stronda...
E eu levando minha mao com o maior orgulho quando pedem se eu so cocota e eu nasci pra se xamada de cocota...
Se tokem é seculo 21...